O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar do chamado “Conselho de Paz”, grupo que teria a função de supervisionar a reconstrução da Faixa de Gaza. A informação foi publicada pelo ICL Notícias e confirmada neste sábado (17). Segundo fontes ouvidas pela CNN Brasil, a carta-convite foi enviada diretamente a Lula por meio da Embaixada do Brasil em Washington, D.C.
De acordo com as informações, ainda não há definição se o presidente brasileiro aceitará ou não o convite. O conselho faz parte de uma proposta do governo norte-americano para pôr fim à g4rr4 entre Israel e o grup0 Hamas na Faixa de Gaza, conflito que se arrasta há meses e tem causado forte impacto humanitário na região.
O chamado “Conselho Executivo fundador” seria presidido por Donald Trump e contaria com nomes próximos ao presidente norte-americano, como o enviado de política externa Steve Witkoff, o vice-conselheiro de segurança nacional Robert Gabriel e Jared Kushner, genro de Trump. Também fariam parte o empresário Marc Rowan e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga.
Em nota divulgada pela Casa Branca, o governo dos EUA informou que o plano ainda está em fase de desenvolvimento e que novos integrantes serão anunciados nas próximas semanas. Além do Brasil, países como Argentina, Canadá, Paraguai, Turquia e Egito também teriam sido convidados. A CNN Brasil informou que procurou o Palácio do Planalto e o Departamento de Estado dos Estados Unidos, mas não obteve resposta até a publicação.
Fonte: CNN Brasil

