Após sete anos, bombeiros encerram buscas por vítimas da tragédia de Brumadinho

Neto Ximenes

Após 2.558 dias de trabalho, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais finalizou as buscas pelas vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, ocorrido na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao longo da operação, mais de 10 milhões de metros cúbicos de rejeitos foram vistoriados e 268 corpos localizados, restando duas pessoas ainda não encontradas.

Segundo os bombeiros, 100% da área atingida pela lama foi examinada. A maior operação de buscas já realizada no Brasil contou com a participação de mais de 5 mil militares, apoio de equipes de outros estados, uso de aeronaves, cães farejadores e máquinas pesadas. A estratégia foi sendo adaptada ao longo dos anos, incluindo sistemas de separação de rejeitos para localizar possíveis vestígios humanos.

Mesmo com o encerramento das buscas em campo, a Polícia Civil segue analisando segmentos humanos que ainda aguardam identificação. A última vítima localizada foi identificada em fevereiro de 2025. No total, a tragédia deixou 270 pessoas m0rt4s, incluindo duas gestantes.

As duas vítimas desaparecidas são um engenheiro mecânico e uma estagiária da mineradora, que estavam na área administrativa no momento do rompimento. Familiares relatam frustração pela falta de respostas definitivas e cobram avanços nas investigações sobre responsabilidades pelo desastre.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Veja também