A equipe de filmagem da série Aeroporto – Área Restrita, exibida pela Discovery e HBO Max, foi impedida pela Polícia Federal (PF) de gravar no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A produção tinha uma sessão de gravações programada para a tarde deste sábado (31), mas a PF comunicou a proibição à concessionária RioGaleão por meio de um ofício enviado nesta sexta-feira (30).
O documento, assinado pelo delegado José Paulo Martins Duval e endereçado à chefe alfandegária do Galeão, Patrícia Miranda Menezes Bichara Moreira, determina que as equipes de filmagem não poderão ser credenciadas nem acessar as áreas de segurança do aeroporto, justamente os locais onde a produção costuma registrar cenas dos bastidores das operações de fiscalização.
Segundo representantes de auditores fiscais, a decisão teria gerado atrito institucional entre a PF e a Receita Federal, que é um dos principais órgãos mostrados na série documental. A produtora responsável, Moonshot Pictures, entrou com ação na Justiça alegando cerceamento da liberdade de imprensa para tentar reverter a decisão, mas até o momento não obteve autorização para retomar as gravações no Galeão.


