Pelo menos três detentos foram mortos e 11 saíram feridos na cadeia Pública de Pentecoste. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7. O presidente do Conselho Penitenciário, Cláudio Justa, confirmou a informação.
De acordo com Justa, os números são preliminares e a contabilização total de feridos, mortos e fugitivos será realizada nesta tarde.
“Ainda não sabemos se foi um ataque interno ou externo, ainda não está confirmado se houve a invasão. A Coordenação do sistema não confirma”, relata.
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará confirmou dois óbitos. Conforme o órgão, os internos começaram uma briga entre grupos rivais e deixaram 11 pessoas feridas.
Duas morreram a caminho do hospital e outras precisarão ser transferidas para outra cidade, os outros estão sendo atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e na própria cadeia. As causas do conflito estão sendo apuradas pela delegacia de Pentecoste.
A Polícia Militar local e o Comando Tático Rural (Cotar) foram acionados para a ocorrência.
Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoa a área e deve realizar o translado das vítimas para o Instituto Doutor José Frota (IJF).
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, foram apreendidos cossocos e três armas de fogo no local. A vistoria na cadeia pública continua. Os mortos ainda não foram identificados. A Polícia Civil invesiga as circunstâncias da ocorrência.