Cerca de sete mil metros de fios foram apreendidos no Ceará de janeiro a agosto de 2022, uma média de quase mil metros de fios por mês, de acordo com balanço da Secretaria da Segurança Pública divulgados nesta terça-feira (13). As apreensões aconteceram em decorrência de furtos ou de receptação.
Conforme o secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, o trabalho integrado realizado, com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, é essencial para o êxito das ações policiais.
“Todo o acompanhamento é feito pelo Sistema de Videomonitoramento, que tem agido de forma eficiente, auxiliando os policiais militares e civis, que são acionados e conseguem realizar a abordagem de forma ágil. Esse trabalho integrado tem resultado no grande número de apreensões. Nosso objetivo é cada vez mais desestimular e diminuir esse tipo de crime em todo o Ceará”, explicou.
Apreensões em setembro
Somente nos primeiros dias do mês de setembro, equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar apreenderam 90 metros de fios de cobre, em Fortaleza. Quatro homens foram detidos por suspeita de cometer as ações criminosas nos bairros São João do Tauape e Cidade dos Funcionários.
Ao todo, cerca de 100 kg de fios de cobre foram apreendidos nas duas ações.