O prefeito Ivo Gomes mediou, na noite da última quarta-feira (20/09), a terceira e última audiência pública, que discute o Plano de Mobilidade Urbana de Sobral, uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria das Cidades do Ceará. Durante a apresentação do documento de concepção e análise, os técnicos da Idom – empresa responsável pela execução do serviço – levantou o detalhamento das propostas de intervenção na área de mobilidade na cidade. “Serão muitas as novidades e precisamos estar preparados para as mudanças que estão por vir”, garantiu o prefeito Ivo Gomes.
A primeira proposta apresentada à população se refere a implantação do transporte coletivo no município, que irá contar com linhas urbanas, terminal regional de transportes, pontos de paradas e rotas distritais. Em seguida, o PlanMob apresentou a proposta de inserir em Sobral o sistema de bicicletas compartilhadas, a extensão do número de ciclovias e ciclofaixas e a integração tarifária de todos esses modais com o VLT.
“O nosso objetivo principal é que Sobral tenha uma mobilidade mais sustentável, coletiva e integrada. A nossa proposta é que essa nova forma de mobilidade cause um impacto bastante positivo para os próximos 20 anos e, claro, correspondendo às necessidades dos cidadãos”, enfatizou a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima.
Segundo o diretor executivo da Idom, Davi Moglionne, “a rede de transporte coletivo de ônibus em Sobral deverá conter sete linhas, que irão conectar todos os bairros com o centro da cidade. Além disso, essa rede de transportes será alimentadora do VLT, ou seja, é mais uma forma da mobilidade ligar os bairros e a pericentral. E o mais importante: permitir que a população acesse qualquer ponto da cidade realizando somente um transbordo”.
No último documento apresentado, as linhas de transporte urbano serão divididas da seguinte forma:
Linha 1: Gerardo Cristino de Menezes
Linha 2: Sinhá Saboia
Linha 3: Domingos Olímpio
Linha 4: Expectativa
Linha 5: Renato Parente
Linha 6: Sumaré
Linha 7: Pedrinhas
Com as novas linhas de ônibus, o município terá uma maior demanda e eficiência em termos de mobilidade. Segundo o documento, cerca de 38 mil pessoas por dia irão utilizar o novo sistema de transporte coletivo, o que representa mais do triplo do contingente de passageiros da atual demanda.
Pontos de parada e integração tarifária
Outro objetivo do Plano consiste na implantação de 130 pontos de parada. “Esses pontos serão acessíveis, com banco, sombra e informações sobre as rotas (mapas) e horários dos serviços. O PlanMob também visa, por meio da integração tarifária, garantir o acesso da população à rede de transporte público com menor custo possível para os usuários.
A integração será entre os diversos modais, tais como o transporte coletivo de ônibus, o VLT, as linhas intermunicipais e a bicicleta compartilhada, que será primeiramente implantada no centro da cidade e nos bairros Campo dos velhos, Parque Silvana e nas universidades. Serão, inicialmente, 72 estações, num total de 360 bicicletas espalhadas por estes pontos.
“Com a bicicleta compartilhada iremos reduzir os congestionamentos, melhorar a qualidade do ar, aumentar o alcance dos sistemas de transporte de massa, melhorar a acessibilidade geral, melhorar a imagem do ciclismo, fornecer serviços complementares ao transporte público, melhorar a saúde dos moradores, atrair novos ciclistas e gerar investimentos na indústria local”, ressaltou Davi Moglionne.
Rotas distritais
A proposta do PlanMob é que as rotas de acesso para o transporte interurbano sejam ligadas diretamente para o novo Terminal Regional de transporte Complementar, minimizando o impacto na rede viária de Sobral. Para isso, a proposta é que sejam utilizadas as perimetrais norte (em construção) e sul (BR 222) até conectar com à Av. Senador José Ermírio de Moraes e entrar no terminal Regional.
Ao todo, serão seis rotas distritais:
Rota Sul-leste, pela BR 222 ou CE 240:
– Aracatiaçu/Taperuaba
– Caioca/Patriarca
– Patos/Caracará
Rota Serra, pela BR 222:
– Jordão
– Bonfim
– Rafael Arruda/São José do Torto/Aprazível/Recreio/Jaibaras
Centralidade nos bairros
Dentro do PlanMob existe a proposta de fomentar as centralidades de bairros, que consiste em melhorar as calçadas e a iluminação pública, prever implantar passeios públicos e faixas de pedestres nas travessias e melhorar os entornos das estações do VLT. Nesse contexto, o Plano conta com a criação de uma rede cicloviária de 40 quilômetros, que irá permitir a conexão dos principais bairros com o centro da cidade. Atualmente, Sobral possui 23,5 km de ciclovias, que também serão restauradas.
Visando ampliar o número de ciclistas no município, o PlanMob também recomenda a implantação de estacionamentos para biciletas nas ruas. A proposta é criar 102 pontos de estacionamentos na cidade. Cada ponto vai ter 5 U – Invertidos, o que significa que serão implantados 510 U – Invertidos. Cada U – Invertido serve para estacionar duas biciletas. Assim, a oferta é criar 1.020 vagas de estacionamento.
“Precisamos ter uma visão de futuro no que diz respeito a mobilidade urbana de Sobral. Não podemos mais continuar sem um sistema de transportes integrados, sem priorizar os pedestres e ciclistas e sem termos uma integração entre o sistema. Precisamos tornar Sobral uma cidade mais sustentável, correta, limpa, onde os cidadãos possam se locomover melhor e com mais precisão, rapidez e eficiência. Essa, com certeza, é uma das minhas maiores missões enquanto chefe do poder executivo. Conto com o apoio da população para iniciar esse novo tempo em Sobral”, destacou o prefeito Ivo Gomes. Veja o vídeo (AQUI).