A estimativa da Anatel é que 40 milhões de celulares sejam bloqueados em todo o país. A medida pretende dar fim ao contrabando
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que até o fim de 2017 vai desabilitar todos os aparelhos móveis sem homologação para funcionar no Brasil.
Todo celular deve ter um código chamado Imei, é como se fosse a identidade do aparelho, nenhum é igual. Para saber o do seu, basta digitar *#06#. A partir de novembro, os que não tiverem esse registro vão ser bloqueados.
A estimativa da Anatel é que 40 milhões de celulares sejam bloqueados em todo o país. Nesse total também devem estar incluídos os aparelhos que vieram de outros países sem que fosstcem registrados e devidamente autorizados pela agência reguladora. A medida pretende dar fim ao contrabando e a venda de aparelhos falsificados ou roubados.
De acordo coma Anatel, a partir de setembro, quem tiver esse tipo de aparelho vai receber uma mensagem que alerta sobre o bloqueio. Para Rodrigo Porto, coordenador do Grupo de Pesquisa em Telecomunicação Sem Fio da Universidade Federal do Ceará (UFC), a medida pode ser importante até mesmo para a saúde.
Fonte: Tribuna do Ceará