Diretores de 42 escolas municipais de Sobral participaram do encontro de análise dos resultados de aprendizagem, realizado no auditório da Prefeitura de Sobral, no dia 4 de maio. Foram apresentados os resultados de cada escola, a média de toda a Rede, a experiência exitosa da Escola Gerardo Rodrigues, com as ações e estratégias de gestão adotadas para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem, além das evidências encontradas nas visitas semanais às escolas.
“Aqui estamos proporcionando aos gestores escolares, reflexões acerca dos resultados de aprendizagem dos alunos, com a intencionalidade de fortalecer e qualificar os processos pedagógicos nas escolas. A Secretaria proporciona aos gestores uma análise sistêmica dos resultados por escola e aspectos a serem qualificados para garantir a aprendizagem dos estudantes”, explicou a coordenadora de Desenvolvimento da Aprendizagem e da Gestão Pedagógica, Jamille Fonteles.
Tutoria pedagógica
Para aprimorar a gestão nas escolas municipais de forma personalizada, a Secretaria da Educação de Sobral conta com uma equipe de tutoria pedagógica para acompanhamento das 55 escolas municipais. Através de visitas semanais, os diretores escolares recebem formação customizada para lidar com os desafios e situações vivenciadas no ambiente escolar, sempre visando a aprendizagem dos estudantes.
Para a diretora da Escola José Parente Prado, Lucivânia Soares, o acompanhamento da tutoria pedagógica da Secretaria da Educação de Sobral dá uma visão mais ampla do trabalho do diretor. “É muito importante o acompanhamento da tutoria pedagógica. Ele nos dá um suporte, um outro olhar sobre a nossa gestão para o aperfeiçoamento do processo de ensino aprendizagem”, explica.