• 24 de November de 2024

A prefeitura sobralense importou ônibus escolares dos EUA a partir da década de 1950, além de outros estrangeirismos, o que com o tempo rendeu o apelido “United States of Sobral”.

A cidade de Sobral, na região Norte do Ceará, a 235 quilômetros de Fortaleza, é referência político-econômica no interior do estado. Mas uma questão específica traz renome ao município: a relação com os Estados Unidos da América. A cidade por várias vezes importou para o sertão características do “American Way of Life”, o que lhe rendeu o apelido “United States of Sobral“.

Ônibus espelhados nos “School Bus” foram usados principalmente na década de 1990 (FOTO: Reprodução FortalBus)

De onde surgiu isso, que virou motivo de piada graças à molecagem cearense? O Tribuna do Ceará fez um resgate.

As comparações começaram entre as décadas de 1950 e 1960, quando a prefeitura comprou ônibus escolares americanos usados, os tradicionais School Bus, de cor amarela. “Antes, o transporte escolar era feito em veículos improvisados, a maioria fora dos padrões de segurança, até que a prefeitura adquiriu uma frota de ônibus e micro-ônibus dos Estados Unidos, através de convênio com a fundação americana Cepai”, relembra o busólogo João Marcos, membro do blog FortalBus. 

                 Uso dos coletivos chegou a sair nos jornais de época (FOTO: Reprodução Fortalbus)

Nas décadas seguintes, outras iniciativas estreitaram laços com os Estados Unidos. Sobral instituiu aulas de inglês nas escolas do município, algo até então inovador para o ensino público, instalou o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras e construiu um museu em memória da missão de cientistas ingleses e americanos que foram à cidade em 1919, para tentar comprovar a Teoria da Relatividade.

Para o professor e historiador cearense Airton de Farias, apesar das iniciativas, as referências com os Estados Unidos se fortaleceram mesmo no estado a partir da molecagem cearense. “Depois da chegada dos ônibus, as pessoas começaram a brincar, ironizar que Sobral era a nova América, e que eles queriam ser diferentes”, destaca.

O poder financeiro da elite sobralense estimulava as novidades, usando a ostentação como autoafirmação. Daí, uma ação acarretava em outra. Mesmo com as mudanças de gestão, até os anos 90 novos ônibus americanos foram comprados pela prefeitura, com direito a anúncio publicitário sobre as aquisições.

Ferreira Gomes

A influência norte-americana ficou mais evidente quando os irmãos Ciro e Cid Ferreira Gomes foram eleitos prefeitos de Sobral, a partir do fim dos anos 80, muito antes de se tornarem governadores e ministros. Foi de Cid a ideia de criar o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras em um casarão onde funcionou o elegante Palace.

A intenção do político era de dar mais proficiência em inglês aos alunos das escolas públicas. Hoje, o prédio abriga um observatório astronômico. “Sobral é uma cidade de centro cultural e econômico importante no Estado. Então tudo aquilo foi um modo de copiar mesmo”, comenta Airton de Farias.

Fonte: Tribuna do Ceará

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *