A Federação dos servidores de prefeituras do Ceará (Fetamce) divulgou nesta quarta-feira, 25, nota que aponta o não pagamento dos salários de dezembro para algumas categorias do serviço público de 24 municípios.
Segundo o órgão, há ainda cinco cidades que não quitaram completamente o 13º salário do ano passado.
Segundo a Fetamce, na maioria das gestões o problema não atinge todos os servidores, mas sim algumas categorias.
Em Quixadá, por exemplo, apenas servidores da Secretaria Municipal de Saúde ainda aguardam o pagamento. Dados foram levantados entre 20 e 25 de janeiro deste ano.
A presidente da Fetamce, Enedina Soares, recomendou aos sindicatos municipais que denunciem problemas ao Judiciário local. “Independe de quem seja a responsabilidade, dos atuais ou antigos gestores, nós temos que cobrar os nossos direitos. Cabe ao município cumprir com o seu dever e prover os trabalhadores com os salários devidos”, diz.
Desmonte
Segundo a Federação, a situação dos municípios aponta ainda situação de desmonte, com maioria dos casos ocorrendo em cidades onde a oposição venceu a disputa eleitoral do ano passado. Em alguns casos, os sindicatos ou associações municipais já conseguiram entrar em acordo com a Prefeitura.
Em Aratuba, por exemplo, servidores da Educação entraram em acordo com a nova gestão e deverão ter o salário de dezembro quitado em três parcelas – tendo a primeira sido paga no dia 20. Em outros municípios, como Ibicuitinga e Tabuleiro do Norte, a prefeitura e o sindicato trabalham um acordo judicial para quitação imediata dos débitos.
A maioria das cidades já teve paralisações ou movimentos reivindicatórios. Em Jardim, os servidores aprovaram greve nesta terça-feira, 24. Paralisação começa já nesta quinta, 25.
Municípios
Ao todo, são citados os municípios de Aratuba, Banabuiú, Beberibe, Canindé, Carnaubal, Chorozinho, Cruz, Graça, Hidrolândia, Ibicuitinga, Independência, Ipaumirim, Ipueiras, Jardim, Madalena, Meruoca, Missão Velha, Quixadá, Quixeramobim, Santa Quitéria, São Luís do Curu, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte e Umirim.
(Via Wilson Gomes)