Os próximos dias de agosto devem ser marcados por condições meteorológicas estáveis, o que dizer no Ceará que vai ter muito calor. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de predomínio de céu com poucas nuvens ou até limpo.
“Diante da estabilidade, esperam tardes mais quentes, com máximas podendo chegar a 36 °C”, diz o órgão. As regiões mais quentes devem ser Jaguaribana e Litoral Norte.
Já as áreas de serra, como Ibiapaba, Maciço do Baturité e Litoral Norte terão temperaturas bem mais baixas, com mínimas de 16 °C ou menos.
As temperaturas mais elevadas influenciam também para o tempo mais seco, isto é, a umidade relativa do ar deve chegar a valores mínimos entre 25% e 35% no período da tarde no interior. Isso quer dizer que a recomendação para beber água e se proteger do sol deve ser reforçada.
A chegada de agosto também é marcada pelos ventos fortes. A velocidade máxima dos ventos deve chegar a 50 km/h, principalmente na faixa litorânea e nas regiões de serra.