Na esteira de outras grandes varejistas que têm anunciado planos de reestruturação, a Via – detentora das marcas Ponto Frio e Casas Bahia – também tornou público o que eles chamaram de Plano de Transformação, que promete fechar entre 50 e 100 lojas até o fim do ano.
O lucro bruto da companhia caiu 10,9% no segundo trimestre deste ano, além de contabilizar um prejuízo líquido de R$ 492 milhões.
O plano de reestruturação iniciou ainda em março com o anúncio de substituição do então CEO Roberto Fulcherberguer por Renato Franklin, assim como a demissão de cerca de 240 funcionários de alto escalão.
O consultor de empresas e professor da Faculdade CDL, Christian Avesque, lembra que a Via tem registrado prejuízos consistentes há mais de oito meses, constância que motivou a reestruturação.
Ele pontua que a decisão do Grupo Pão de Açúcar (GPA) em descontinuar a marca Extra, anunciada em 2022, também mexeu nos números da empresa, tendo em vista que as companhias possuíam parceria nessa operação.
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Dessa forma, restaram à Via o Ponto Frio, rede consolidada no Sul e Sudeste, e a Casas Bahia, que possui maior capilaridade, mas apresenta muitos problemas na atuação digital.
“Houve uma expansão da marca Ponto Frio para competir com Americanas, Fast, mas ela nunca conseguiu decolar nacionalmente em vendas. E o varejo como um todo, desde o problema da Americanas, não vem conseguindo deslanchar”, pontua Avesque.
O alto endividamento das famílias, que freia o consumo, e as taxas de juros altas para as empresas renovarem estoque, estão prejudicando fortemente as varejistas do segmento de eletroeletrônicos.
“Além disso, a Amazon e os operadores asiáticos entraram com muita força no Brasil, fazendo com que o setor perdesse faturamento”, aponta.
As informações são do Diário do Nordeste.