• 22 de November de 2024

Em Varjota, uma nova rotina tem sido presenciada nas Unidades Básicas de Saúde: cada vez mais os homens estão presentes nas consultas pré-natal das companheiras. Conhecido como “pré-natal do parceiro”, o movimento é importante para que os homens estejam cada vez mais envolvidos e atualizados sobre a gravidez, parto, pós-parto, amamentação, criação do bebê e direitos do pai/parceiro.

Conforme explica a enfermeira Thays Passos, da unidade de Vila Naiara, durante o atendimento são repassadas diversas informações “sobre a Saúde do Homem e sobre a relevância do acompanhamento deles na consulta da gestante. Nesse momento, também é ofertada aferição de sinais vitais, testes rápidos e solicitação de exames laboratoriais”.

Os exames de rotina são solicitados de acordo com o Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde, do Ministério da Saúde, que inclui ainda a atualização do cartão de vacinas (conforme calendário nacional). O tema faz parte da política do Sistema Único de Saúde (SUS) dentro da Saúde do Homem e está se consolidando em Varjota pela parceria em gestão PluralMed e Centro de Pesquisas em Doenças Hepato-Renais do Ceará (CEPHRECE), com o apoio da Prefeitura Municipal.

De acordo com o gerente da Atenção Primária à Saúde da PluralMed, Carlos Romualdo, o envolvimento consciente dos homens em todas as etapas do planejamento reprodutivo e da gestação pode ser determinante para a criação e/ou fortalecimento do vínculo afetivo saudável com a parceira e filhos(as).

“A gestação é um momento ímpar para a mulher e todos os que convivem com ela. É cheia de significados e demanda uma série de ações. Ter o companheiro com ela é um passo importante na construção de um relacionamento afetivo de todas as partes”, reforçou Romualdo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *