• 24 de November de 2024

Ceará ultrapassa marca de 40 açudes sangrando

O Ceará atingiu a marca de 41 açudes com a capacidade máxima preenchida nesta quinta-feira, 4. O dia mais chuvoso de abril até agora fez mais dois açudes sangrarem no Ceará. Tratam-se do Poço Verde, em Itapipoca, e do Várzea da Volta, em Uruburetama.

Os dados são do Portal Hidrológico, da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), com atualização às 13h28min

Foram cinco açudes a mais em relação à quantidade registrada na última terça-feira, 2, quando havia 36 reservatórios com 100% da capacidade preenchida. Na quarta-feira, 3, eram 39 açudes sangrando. Agora, o Estado está em 47,5% da sua capacidade hídrica.

A bacia Litoral concentra a maior quantidade de açudes sangrando: Gameleira (Itapipoca), Gerardo Stimbone (Sobral), Missi (Miraíma), Patos (Sobral), Poço Verde (Itapipoca), Quandú (Itapipoca), Santa Maria de Aracatiaçu (Sobral), Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral) e São Pedro Timbaúba (Miraíma). Outros sete açudes com o nível máximo ficam na bacia Metropolitana, são eles: Acarape do Meio (Redenção), Aracaoiaba (Aracoiaba), Catucinzenta (Aquiraz), Cauhipe (Caucaia), Germinal (Palmácia), Itapebussu (Maranguape) e Tijuquinha (Baturité).

Na bacia do Curu, há seis açudes sangrando: Desterro (Caridade), Frios (Umirim), Itapajé (Itapajé), Jerimum (Irauçuba), São Domingos (Caridades) e São Mateus (Canindé).Outros 16 açudes no Estado têm volume acima de 90% e 34 têm inferior a 30%.O Castanhão, maior reservatório do País, tem 28,63% do nível preenchido. Os outros dois maiores açudes do Ceará estão com mais de 30% do volume acumulado: Orós está em 55,92% e Banabuiú, 38,14%

Via: O Povo
(Foto: Reprodução/Cogerh)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *