• 23 de November de 2024

Meningite: Ceará registra 255 casos confirmados e 23 mortes em 2024, até o momento

O Ceará registrou em 2024, até o dia 21 de setembro, um total de 255 casos confirmados de meningite e 23 mortes em decorrência da doença. Os dados são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção e Saúde (Covep) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Em 2023, no mesmo período, foram registrados 330 casos e 28 óbitos por meningite.

A meningite é transmitida por meio de gotículas das vias aéreas. O contágio pode ocorrer por meio da fala, de espirros e da tosse, porque as bactérias e os vírus ficam suspensos no ar. Por isso, quem esteve próximo do paciente confirmado pode adquirir e vir a manifestar meningite, explica Lisandra Damasceno, infectologista do Hospital São José (HSJ).

Entre os tipos da doença, os mais comuns são a bacteriana e a viral, apesar de também existir a forma fúngica. A meningite meningocócica, causada por bactéria, é uma das mais perigosas e letais. Já as formas virais são mais frequentes em crianças, diz ela.

Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça muito intensa e rigidez da nuca. A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, que são as membranas que revestem o cérebro. Ela é causada por vírus, fungos e diferentes tipos de bactérias e pode infectar pessoas de todas as idades.

A infectologista esclarece que, apesar de esses três sintomas serem os mais comuns em crianças maiores e adultos, outros sintomas também podem surgir, como vômitos, dores no corpo e manchas na pele. Em crianças abaixo de dois anos, o choro fácil, a irritabilidade, a dificuldade de mamar, além de apatia e convulsões podem ser sinais importantes, assim como o abaulamento da popular ‘moleira’.

O sinal mais característico dessa doença, a rigidez da nuca, ocorre por causa do inchaço e da inflamação das membranas que recobrem o cérebro. A pessoa não consegue fazer essa flexão do pescoço, geralmente, por irritação das meninges. É uma consequência dessa inflamação, conta ainda.

Em caso de sintomas, deve-se buscar atendimento médico o quanto antes, especialmente se a dor de cabeça for muito intensa.

Via: gcmais
(Foto: Reprodução)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *