• 23 de November de 2024

Governo vai destinar dinheiro a entidades que atuam com crianças e adolescentes autistas e com deficiências intelectuais

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, anunciou nesta terça-feira (15) o lançamento de um edital voltado para entidades que trabalham com crianças e adolescentes com autismo e deficiências intelectuais. A ação, que conta com a parceria da Secretaria de Proteção Social (SPS), coordenada por Onélia Santana, destinará um total de R$4 milhões para beneficiar 40 entidades do estado. Cada uma das instituições selecionadas receberá R$100 mil, com recursos provenientes do Fundo Mais Infância Ceará.

O edital prevê que as entidades interessadas precisam comprovar a realização de, no mínimo, 400 atendimentos multidisciplinares mensais. Além disso, as equipes devem contar com profissionais de diversas áreas, como psicologia, terapia ocupacional, assistência social e fonoaudiologia. O objetivo, segundo o governador, é ampliar o atendimento especializado a pelo menos 16 mil crianças, fortalecendo o acompanhamento e a inclusão social dos beneficiados.

Essas entidades precisam apresentar seus projetos, pois haverá uma seleção. Queremos, no começo do próximo ano, já assinar os termos e iniciar o repasse dos recursos, explicou Elmano de Freitas, ressaltando a importância de garantir cidadania e atendimento adequado para as crianças assistidas.

Os dados do Integrasus apontam que o Ceará tem 122.739 pessoas cadastradas como portadoras de deficiência, sendo que 12.704 (14%) dessas são identificadas dentro do Transtorno do Espectro Autista.

As entidades interessadas em participar do processo seletivo têm até o dia 18 de novembro para enviar propostas e documentos, que podem ser encaminhados pelos Correios ou entregues presencialmente na sede da SPS, em Fortaleza. O edital completo está disponível no site da secretaria (www.sps.ce.gov.br).

As organizações selecionadas integrarão a rede estadual de atendimento especializado, cujo foco será proporcionar cuidados multidisciplinares e contínuos às crianças com necessidades especiais, promovendo sua inclusão e bem-estar.

(Foto: Reprodução)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *