• 1 de January de 2025

Estudantes de SP criam algoritmo capaz de prever casos de dengue.

Um grupo de universitários criou um algoritmo capaz de prever o número de casos de dengue no estado de São Paulo. Para isso, montaram uma base com dados da série histórica da doença e índices climáticos.

O levantamento faz parte do trabalho de conclusão de curso de quatro estudantes de Ciência da Computação da Fundação Educacional Inaciana (FEI). A escolha pelo tema da dengue se deu pelo interesse em dados e pelo aumento de casos da doença recorde de diagnósticos em 2024. São Paulo bateu

O tema surgiu no começo do ano. Vendo esse número crescente de casos, a gente pensou em fazer um projeto voltado para isso. E a gente também queria muito fazer um projeto voltado para dados, que é a área que todos nós queríamos seguir, disse Amanda Sarlo, de 21 anos, ao Metrópoles.

Segundo Amanda, o grupo pesquisou artigos científicos e identificou as variáveis que influenciam nos casos de dengue, como o nível de precipitação (chuva) e a temperatura média. Fomos atrás de algumas bases de dados que conteriam essas informações e não achamos. Então, pensamos em montar uma do zero, e foi o que a gente fez, afirmou.

Os estudantes usaram dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE).
Via: Metrópoles

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *