• 10 de January de 2025

Morreu, nesta noite de quarta-feira, em Fortaleza, o ex-deputado federal José Linhares, o Padre Zé Linhares. (96).

Ele estava internado na UTI do Hospital Mont Klinikun, há alguns dias, recuperando-se deumaqueda que sofrera em seu apartamento, na Capital cearense.

O quadro de saúde do ex-parlamentar era considerado grave, em função da idade avançada e de comorbidades pre-existentes.

Familiares ainda não informaram sobre velório e o sepultamento.

Padre e Político

Além de um sacerdote, foi filósofo, professor, psicólogo, pedagogo, administrador, escritor, provedor-geral da Santa Casa de Misericórdia de Sobral( Zona Norte).

Nos anos de 1988 e 1989, militou no Partido Democrata Cristão (PDC). Em 1990, foi eleito o deputado federal mais votado do estado do Ceará pelo PSDB, com a coligação Geração Ceará Melhor que lançou Ciro Gomes governador, Lúcio Alcântara vice-governador e Beni Veras senador, conseguindo vitória absoluta.

Em 1992, deixou o grupo tucano e se filiou ao PST, mas em 1993 voltou a procurar um novo partido e se filiou ao PP (que viria a se tornar PPB e depois PP novamente). Conseguiu ser reeleito deputado federal nas eleições de 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010.

Em 2014, Padre Linhares foi escolhido pelo grupo do governador Cid Gomes para ser o primeiro suplente na chapa do candidato a senador Mauro Filho. Porém, a chapa foi derrotada para a candidatura de Tasso Jereissati, tendo sido sua primeira derrota eleitoral.

No dia 02 de fevereiro de 2015, ao se despedir do mandato de deputado federal, foi nomeado pelo governador Camilo Santana para exercer a função de presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará, cargo que ocupa até os dias atuais.

Em 2017, Padre Linhares foi indicado para ser o Presidente de Honra do Partido Progressista no Ceará.

Fonte: Blog Eliomar de Lima

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *