O Ceará tem 40 municípios em situação de emergência em razão de seca e estiagem reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Governo Federal, conforme informado pela Defesa Civil do Estado nesta sexta-feira (8).
Conforme o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, a estiagem é um período prolongado no qual há ausência ou baixa incidência de chuvas, com perda de umidade de solo. Já a seca é um período de tempo seco, prolongado e que causa desequilíbrio hidrológico.
Entre as cidades cearenses, oito estão em situação de emergência por seca e 32 municípios são por conta da estiagem. No final deste texto você encontra as listas com os municípios.
Com a publicação do reconhecimento federal, os municípios afetados por desastre natural podem solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para ações voltadas ao socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura atingida pelos desastres.
Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.
Cidades do Ceará em situação de emergência pela seca:
Campos Sales
Choró
Deputado Irapuan Pinheiro
Irauçuba
Jaguaribe
Parambu
Quiterianópolis
Trairi.
Cidades em situação de emergência por estiagem no Ceará:
Acopiara
Alto Santo
Aracati
Araripe
Beberibe
Canindé
Capistrano
Caridade
Cascavel
Catunda
Cedro
Crateús
Hidrolândia
Independência
Itapajé
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Madalena
Milhã
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Paramoti
Pedra Branca
Piquet Carneiro
Potiretama
Quixadá
Quixeramobim
Salitre
Santa Quitéria
Solonópole
Tauá