O Governo do Estado assinou nesta quarta-feira, 7 de julho, memorando de entendimento com a australiana Fortescue Metal Group para instalação de usina de hidrogênio verde no Ceará, com transmissão ao vivo nas redes sociais.
O grupo é um dos cinco maiores na produção de minério de ferro e tem interesse na descarbonização, com a produção de energia limpa.
O combustível é a grande aposta hoje de crescimento para o Estado com o andamento da construção de um hub de hidrogênio verde no Complexo do Pecém. A maior parte do que será produzido será enviado para o Exterior.
A empresa
Fundada em 2003, a Fortescue trabalha na descoberta e desenvolvimento de depósitos de minério de ferro, chegando a construir minas. Em suma, tornara-se referência global na produção nesta área.
De acordo com dados da empresa, exportam de 178 milhões a 182 milhões de toneladas de minério de ferro por ano e se apresentam como um dos produtores do segmento de menor custo do mundo.
Conforme balanço divulgado pela empresa na quarta-feira, 19, foram 42,4 milhões de toneladas exportadas somente no primeiro trimestre de 2021.