A Haven-1, desenvolvida pela empresa norte-americana Vast, é uma estação espacial comercial projetada para receber astronautas e pesquisadores em missões científicas. Com lançamento previsto para 2027, a estrutura poderá levar o neurocientista brasileiro Alysson Muotri, professor da Universidade da Califórnia em San Diego, ao espaço para realizar pesquisas sobre doenças neurológicas.
O cientista pretende levar os chamados minicérebros, estruturas cultivadas em laboratório que reproduzem aspectos do desenvolvimento cerebral, para estudar o envelhecimento e doenças neurodegenerativas, especialmente o Alzheimer. Os experimentos devem avaliar como a microgravidade influencia essas estruturas, que posteriormente serão trazidas de volta à Terra para análise.
A estação será lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, e a chegada dos astronautas está prevista para ocorrer por meio da cápsula Dragon. O projeto tem espaços compactos para pesquisa, áreas de convivência e camas infláveis adaptadas para o sono em ambiente de gravidade reduzida. A proposta é permitir que empresas e laboratórios realizem experimentos em órbita.
A participação de Muotri ainda está em planejamento e depende, entre outros fatores, da conclusão dos equipamentos necessários para as análises científicas a bordo. Além dos estudos sobre Alzheimer, o pesquisador pretende investigar moléculas da biodiversidade amazônica que possam ter potencial para proteger neurônios ou contribuir para pesquisas sobre doenças neurodegenerativas.
Com informações do g1.