• 20 de May de 2024

Nasa descobre Super-Terra que pode ter condições habitáveis

A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) descobriu a existência de uma Super-Terra com a possibilidade de água líquida devido à sua posição na chamada zona habitável do Universo. A informação foi divulgada em janeiro deste ano.

A pequena estrela avermelhada está, pelos padrões astronômicos, bastante perto da Terra: apenas 137 anos-luz de distância. O mesmo sistema também pode abrigar um segundo planeta do tamanho da Terra.

O planeta TOI-175 b foi adicionado à lista de planetas na zona habitável que o telescópio James Webb poderia observar mais de perto. Estudiosos ainda estão em busca de uma possível atmosfera.

Ele é maior que a Terra e percore uma órbita completa – ou um ano – em apenas 19 dias, revelou a Nasa. Isso facilita o trabalho de observação do planeta.

O planeta foi descoberto por uma equipe de cientistas internacionais liderada por Georgina Dransfield, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, no mês passado.

Como é o sol da Super-Terra?
A sua estrela-mãe é uma anã vermelha, menor e mais fria que o nosso Sol. Várias dessas estrelas hospedam mundos pequenos e rochosos e são a melhor aposta para encontrar planetas habitáveis.

Um lado do planeta está sempre voltado para a sua estrela, o que significa que as diferenças de temperatura podem ser muito grandes.

Exoplanetas: o que são?
Exoplanetas são os planetas que estão fora do nosso sistema solar. Os mais recentes instrumentos espaciais são concebidos não apenas para detectar estes mundos distantes, mas também para revelar algumas das suas características.

Isso inclui a composição das suas atmosferas, que podem oferecer pistas sobre a possível presença de vida. A busca por vida em outros lugares no Universo normalmente se concentra em exoplanetas que estão na zona habitável.

Deixe sua resposta