• 20 de May de 2024

Prefeitura de Sobral lança Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância do Sumaré nesta quinta-feira (09/05)

A Prefeitura de Sobral, em parceria com o Instituto Arquitetos do Brasil (IAB), por meio da Rede Urban95 e da Fundação Bernard Van Leer, realiza, nesta quinta-feira (09/05), às 18h, na Estação Juventude do bairro Sumaré, o lançamento do primeiro Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância (P.BAPI) do Brasil, pensado para o bairro Sumaré.

A ocasião é aberta ao público e contará com representantes do município e das instituições parceiras.

O Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância é uma ferramenta importante para contribuir para um desenvolvimento urbano com foco na primeira infância. O Plano foi elaborado de forma bastante participativa, buscando tornar Sobral mais segura e saudável para todos, principalmente para nossas crianças., explica Marília Ferreira Lima, secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente.

O P.BAPI Sumaré foi elaborado a partir de atividades técnicas e participativas, realizadas entre setembro de 2022 e dezembro de 2023, com foco na primeira infância. Esse processo, juntamente com seus resultados e propostas, serão disponibilizados para consulta no dia do lançamento.

Segundo Lívia Costa, coordenadora de Planejamento Urbano da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), o bairro Sumaré foi o escolhido para receber o projeto, entre outros fatores, pela quantidade expressiva de crianças que nele residem.

A coordenadora relembra ainda que o bairro Sumaré recebeu, em 2023, a Praça da Primeira Infância Maria Cardoso do Nascimento, projeto piloto desenvolvido no entorno do Centro de Educação Infantil (CEI) Irmã Anísia Rocha, no bairro Sumaré, em uma parceria da Prefeitura de Sobral com a rede Urban95 e com o Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP).

O Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância é um conjunto de documentos que organiza as demandas e necessidades de bebês, crianças pequenas e cuidadores, traduzindo-as em um planejamento para ser executado em um território.

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *