Maranguape será uma das três cidades brasileiras a iniciar vacinação contra dengue em 18 de janeiro

Neto Ximenes

O município de Maranguape, no Ceará, será uma das três cidades brasileiras a iniciar a vacinação nacional contra a dengue com o imunizante de dose única Butantan DV, a partir do dia 18 de janeiro. As outras cidades selecionadas são Botucatu (SP) e Nova Lima (MG). Segundo o ministro Alexandre Padilha (PT), o objetivo é atingir rapidamente de 40% a 50% da população dessas localidades para avaliar o impacto da vacinação.

Inicialmente, serão vacinados profissionais de saúde da atenção primária, seguidos por pessoas de até 59 anos, com expansão gradual para o público a partir de 15 anos. Produzido pelo Instituto Butantan, o Butantan DV é o primeiro imunizante do mundo contra a dengue aplicado em dose única, com eficácia de quase 75% contra casos gerais, mais de 91% contra casos graves e 100% contra hospitalizações. O instituto prevê entregar 1,3 milhão de doses até o fim de janeiro.

Além da Butantan DV, o Ministério da Saúde também usará a vacina japonesa QDenga, aplicada em duas doses, destinada a pessoas de 10 a 14 anos. Algumas restrições se aplicam às vacinas: não devem ser aplicadas em gestantes, pessoas com sistema imunológico comprometido e indivíduos com 60 anos ou mais.

O contrato inicial do governo federal com o Butantan prevê o fornecimento de 3,9 milhões de doses no valor de R$ 368 milhões. Estudos futuros pretendem avaliar a eficácia da vacinação em massa e ampliar a faixa etária atendida, incluindo crianças de 2 a 11 anos e idosos acima de 60 anos.

Fonte: G1

Deixe um comentário

Veja também