Secretário executivo assume Ministério da Justiça de forma interina após saída de Lewandowski

Neto Ximenes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Manoel Carlos de Almeida Neto, para assumir o comando da pasta de forma interina. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial da União.

Almeida Neto substitui temporariamente Ricardo Lewandowski, que apresentou carta de demissão ao presidente na quinta-feira (8). Lewandowski estava à frente do ministério desde fevereiro de 2024 e justificou a decisão por motivos pessoais e familiares. Na carta, o ex-ministro afirmou que exerceu o cargo “com zelo e dignidade”, ressaltando os desafios políticos, conjunturais e orçamentários enfrentados durante sua gestão.

O novo ministro interino possui ampla trajetória no meio jurídico e institucional. Manoel Carlos de Almeida Neto já atuou como secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e teve seu nome aprovado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2014, para ocupar o cargo de secretário-geral da Corte. Ele também foi diretor jurídico da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) por oito anos.

Além da experiência administrativa, Almeida Neto tem atuação acadêmica, tendo sido professor e concluído doutorado e pós-doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Ele permanecerá no comando do Ministério da Justiça até a definição do novo titular da pasta.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

Veja também