O presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou a interlocutores que escolheu Wellington Cesar Lima e Silva, atual advogado-geral da Petrobras, para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, após a saída de Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na semana passada. Lima e Silva esteve no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira (13) para conversar com o presidente, e o anúncio oficial deve ocorrer nas próximas horas.
Wellington Cesar Lima e Silva já ocupou o cargo de ministro da Justiça durante o governo Dilma Rousseff, além de ter atuado como secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República entre 2023 e julho de 2025. No segundo semestre do ano passado, assumiu a advocacia-geral da Petrobras.
Na carreira jurídica, Lima e Silva também foi procurador-geral de Justiça da Bahia, indicado pelo então governador Jaques Wagner, período em que teve atuação destacada no enfrentamento ao cr1m3 0rg4niz4d0 no estado.
A eventual nomeação reforça a escolha de um perfil com experiência institucional e passagem por áreas estratégicas do governo federal e do sistema de Justiça.
Fonte: G1

