Abrigos estimulam memórias e afetos de idosos em festas de Carnaval em Fortaleza
Reprodução/Divulgação
O Carnaval também é tempo de alegria para a terceira idade. Em Fortaleza, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) transformaram a rotina dos residentes com festas temáticas que resgataram memórias, afetos e histórias de vida. Ao longo da semana, sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e musicoterapia foram adaptadas ao clima carnavalesco.
O clima de folia tomou conta dos espaços, que ganharam cores, fantasias e marchinhas tradicionais. A proposta foi estimular não apenas a socialização, mas também a memória afetiva dos idosos, promovendo bem-estar emocional e fortalecendo vínculos entre moradores e profissionais.
Vitalidade aos 101 anos
A programação teve destaque na Extensão do Lar Residencial Sênior, no bairro Cambeba. Com 26 residentes e média de idade de 80 anos, o espaço mostrou que a animação não tem idade. O maior exemplo é Creuza Braga Melo, de 101 anos, que participou das atividades com entusiasmo e disposição.
A equipe reforça que proporcionar momentos como esses faz parte do cuidado integral com os idosos. “Eles vivem tudo com muita emoção e participação”, destacam os profissionais, ressaltando que iniciativas como essa ajudam a manter a autoestima elevada e a fortalecer o sentimento de pertencimento.