Itália exibe pela primeira vez ao público geral os restos mortais de São Francisco de Assis
Reprodução/Divulgação
A Itália iniciou neste domingo (22) a exposição inédita ao público geral dos restos mortais de São Francisco de Assis, em celebração aos 800 anos de sua m0rt3. As relíquias ficarão expostas até 22 de março na igreja inferior da Basílica de São Francisco de Assis, na cidade de Assis.
Identificado pela inscrição em latim “Corpus Sancti Francisci”, o esqueleto do santo, falecido em 1226, está protegido por uma vitrine de acrílico selada e por uma estrutura de vidro blindado. A mostra marca a primeira vez que os restos são apresentados ao público amplo. Antes disso, haviam sido exibidos apenas uma vez, em 1978, por um único dia e para um grupo restrito de pessoas.
A abertura da visitação reuniu milhares de peregrinos. Cerca de 400 mil pessoas reservaram horário para participar da exposição, que poderá receber até 19 mil visitantes por dia nos fins de semana. Segundo o convento franciscano, o relicário conta com monitoramento 24 horas e condições controladas para preservar os ossos, que permanecem nas mesmas condições do túmulo original.
Fundador da Ordem Franciscana, São Francisco é padroeiro da Itália. Em 4 de outubro deste ano, o país voltará a decretar feriado nacional em sua homenagem, retomando a tradição após quase cinco décadas.