Aulas da rede municipal de Caridade ainda não começaram por falta de professores
Reprodução/Divulgação
Um mês após o início do ano letivo na rede estadual, estudantes da rede municipal de Caridade, no Sertão de Canindé, ainda não retornaram às salas de aula. A situação foi denunciada nesta segunda-feira (2) à Promotoria de Justiça do município por uma agricultora, que questiona a ausência de atividades escolares na rede local.
Enquanto as aulas da rede estadual tiveram início no dia 2 de fevereiro, alunos da comunidade de Caboclos, no distrito de São Domingos, permanecem sem aulas na Creche Francisca Ferreira Cunha. De acordo com denúncia protocolada por Francisca Fabrícia da Silva Sousa, a Secretaria Municipal da Educação teria informado que não há professores disponíveis para iniciar o período letivo.
Diante do cenário, a promotora de Justiça Regina Mariana Araújo Ermel de Oliveira estabeleceu prazo de cinco dias para que a Prefeitura informe a data de início das aulas na rede municipal. Também foi concedido prazo de dez dias para que a gestão se manifeste sobre denúncias relacionadas à falta de transporte escolar.
Em publicação nas redes sociais, a Prefeitura informou que enfrenta pendências no pagamento de servidores de algumas secretarias, incluindo a Educação, com previsão de regularização até abril. A gestão anunciou ainda a convocação temporária de professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, além de auxiliares de serviços gerais, para contratos de 60 dias, em caráter de transição, até a homologação do concurso público realizado no ano passado, cujo resultado final está previsto para 12 de março de 2026.