PRF apreende mais de 200 m³ de madeira e identifica fraude em documentação ambiental na BR-222
Dois motoristas foram encaminhados à Polícia Federal.
Reprodução/Divulgação
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 209 m³ de madeira serrada durante uma fiscalização realizada na tarde desta quarta-feira (15), no km 12 da BR-222, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. A ação também identificou divergências e indícios de fraude nas Guias Florestais apresentadas pelos motoristas.
A abordagem foi realizada por policiais do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT), que fiscalizaram dois conjuntos veiculares do tipo bitrem. Segundo a PRF, as cargas teriam saído do Pará com destino a Fortaleza. Os dois motoristas foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal, na capital cearense.
Em um dos veículos, foram encontrados aproximadamente 109 m³ de madeira serrada da espécie maçaranduba, enquanto a documentação declarava 75 m³. Além da diferença no volume, a consulta ao sistema oficial indicou que a guia estava vinculada ao transporte de cavaco, e não de madeira serrada.
No segundo bitrem, a equipe localizou cerca de 99 m³ de madeira serrada das espécies maçaranduba, muiracatiara e pequiá. Novamente, foram identificadas divergências entre a carga transportada, o volume declarado e o produto registrado no sistema oficial.
De acordo com a PRF, as inconsistências invalidaram a documentação ambiental utilizada no transporte da madeira. A ocorrência também envolve suspeita de uso de documentação falsa e foi encaminhada à Polícia Federal para investigação. Ao todo, foram apreendidos dois caminhões-tratores e quatro semirreboques, além da carga, que ficou à disposição do órgão ambiental competente.
Fonte: Polícia Rodoviária Federal