Bolsonaro confirma pré-candidatura de Flávio à Presidência em 2026 por meio de carta

Neto Ximenes

O ex-presidente Jair Bolsonaro confirmou, por meio de uma carta lida nesta quinta-feira (25), a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República nas eleições de 2026. O documento foi apresentado pelo próprio Flávio em frente ao hospital DF Star, em Brasília, onde Bolsonaro está internado para realizar uma cirurgia de correção de hérnia.

Segundo o senador, a carta foi escrita à mão pelo ex-presidente no dia 23 de dezembro, quando ele estava na Superintendência da Polícia Federal, e assinada nesta quinta-feira, pouco antes do procedimento cirúrgico. No texto, Bolsonaro afirma que tomou a decisão diante do que classifica como um cenário de injustiça e com o objetivo de não permitir que a vontade popular seja silenciada.

Bolsonaro está impedido de disputar eleições após condenações no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior Eleitoral. Ele cumpre pena superior a 27 anos de prisão em regime fechado por tentativa de golpe de Estado. A indicação de Flávio ocorre em meio a disputas internas no campo político ligado ao ex-presidente sobre quem herdaria seu capital eleitoral.

A pré-candidatura de Flávio Bolsonaro já havia sido anunciada no início de dezembro, quando o senador afirmou ter sido escolhido pelo pai para representar o PL na corrida presidencial de 2026. A leitura da carta reforça oficialmente essa indicação, segundo o próprio parlamentar.

Deixe um comentário

Veja também