Fundador da Cialne, Dico Carneiro morre aos 90 anos em Fortaleza
Reprodução/Divulgação
Morreu nesta sexta-feira (15), aos 90 anos, o empresário Dico Carneiro, fundador da Cialne. Nascido Francisco de Araújo Carneiro, no município de Quixeramobim, em 23 de janeiro de 1936, ele construiu uma das maiores empresas do setor alimentício das regiões Norte e Nordeste ao longo de seis décadas de atuação.
A companhia foi fundada há cerca de 60 anos, inicialmente voltada para a produção de ovos comerciais. A partir da década de 1970, a empresa passou por um processo de expansão e diversificação, consolidando-se também nos segmentos de avicultura, produção de rações para aves e bovinos e comercialização de alimentos. Em 2025, a Cialne ampliou sua presença no Sudeste após adquirir a Granja São José, em São Paulo.
Em nota oficial, a empresa lamentou a morte do fundador e destacou a trajetória marcada pela fé, pelo trabalho e pelos valores humanos. Segundo o comunicado, Dico Carneiro teve “papel decisivo na construção da história da companhia”, deixando um legado baseado na integridade, simplicidade, responsabilidade e respeito às pessoas. A nota também ressaltou que a visão empreendedora do empresário ajudou a consolidar uma cultura empresarial pautada no compromisso com colaboradores, clientes e parceiros.
O velório será realizado às 15h desta sexta-feira (15), seguido do Culto de Ação de Graças pela Vida, às 18h30, na Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém, localizada no bairro Cidade 2000, em Fortaleza. A empresa manifestou solidariedade à família, amigos e colaboradores, além de agradecer pela trajetória e contribuição de Dico Carneiro para o desenvolvimento do setor no Ceará e no país.