O acesso à internet por crianças e adolescentes nas escolas brasileiras caiu de 51% em 2024 para 37% em 2025, segundo o estudo TIC Kids Online Brasil 2025, divulgado nesta quarta-feira (22) em São Paulo.
De acordo com Luísa Adib, coordenadora da pesquisa, um dos principais motivos para a queda é a lei que restringe o uso de celulares em colégios, aprovada no início deste ano. Outros fatores, segundo ela, incluem o debate político em torno da proteção digital de menores e mudanças nos hábitos de uso da internet.
O levantamento, conduzido pelo Cetic.br, ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), mostrou que 92% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos ainda acessam a internet — número estável em relação aos anos anteriores. O celular continua sendo o principal meio de acesso (96%), seguido pela televisão (74%), computador (30%) e videogame (16%).
Outro dado relevante é o aumento no número de jovens que nunca acessaram a internet: de 492 mil em 2024 para 710 mil em 2025. O estudo também aponta que 46% dos entrevistados assistem a vídeos de influenciadores digitais várias vezes ao dia, o que reforça a necessidade de acompanhamento familiar e mediação ativa no uso das redes.
Com informações da Agência Brasil
(Foto: FABIO RODRIGUES-POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL)




